Nosso endereço WEB no FACEBOOK : www.facebook.com/mensagemas

MÃE DESNECESSÁRIA (TEXTO)

"Se eu fiz o meu trabalho direito,  tenho que me tornar desnecessária." "... porque o Amor é um processo de libertação permanente."

A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo.
Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase e ela sempre me soou
estranha.
Até agora.
Agora que minha filha adolescente, aos quase 18 anos, começa a dar voos solo.
Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa., protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha interna hercúlea, confesso.
Quando começo a esmorecer na luta para controlar a supermãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara.
Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária.
Antes que alguma mãe apressada venha me acusar de desamor, preciso explicar o que significa isso. Ser “desnecessária” é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical, como bem resumiu a psicóloga e educadora Lidia Aratangy no artigo “Maternidade, liberdade, solidariedade”, uma das reportagens do especial “Mãe-maravilha”, desta edição. A cada nova fase, uma nova perda e um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho. Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não para de se transformar ao longo da vida.
Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.
Pai e mãe – solidários – criam filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a ser “desnecessários”, nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar. 

MARCIA NEDER

2 comentários:

  1. Amor é diferente de apego. este aprisiona, o amor liberta...

    ResponderExcluir
  2. Linda reflexão!
    👏👏👏👏👏👏👏
    Bom dia com Jesus ❤️
    Feliz e abençoada semana pra nós 🙏

    ResponderExcluir

Uma gema é um mineral, rocha ou material petrificado (âmbar), que quando cortado, facetado ou polido é colecionável ou usado como pedra preciosa, uma jóia.
Utilizamos "MENSAGEMAS" para significar "mensagens preciosas".
Envie uma MENSAGEMA que "alimente" alguém.